Funtrab e Casa do Trabalhador de Corumbá realizam cadastro para oportunidades de aprendizagem e emprego

0

Nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de julho, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Casa do Trabalhador de Corumbá estarão promovendo ações para o cadastro de empresas com cotas de aprendizagem a serem cumpridas e para o cadastro de jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho.

No dia 27, a Casa do Trabalhador de Corumbá iniciará o cadastro de empresas empregadoras e jovens interessados no trabalho no período da tarde, na Rua 15 de Novembro, 32, no Centro. A presença dos pais ou responsáveis não é necessária. Mais tarde, às 18 horas, a Funtrab estará presente no auditório do Senac de Corumbá para participar de uma audiência pública promovida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) de Corumbá, onde empresas terão a oportunidade de contratar aprendizes.

Já no dia 28, pela manhã, as equipes da Funtrab e da Casa do Trabalhador continuam o trabalho de cadastro de empresas com cotas de aprendizagem e jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Essas ações visam promover a inclusão social por meio do primeiro emprego para os jovens e contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, garantindo seus direitos, como a Carteira de Trabalho e um salário justo. O programa Jovem Aprendiz apresenta um novo modelo de trabalho que traz vantagens para todos os envolvidos, combinando conhecimentos teóricos e práticos em uma primeira experiência profissional. Ao serem contratados por empresas, os jovens são preparados por meio de aulas teóricas e atividades práticas relacionadas às atividades do negócio.

É importante destacar que a principal diferença entre trabalhar como menor aprendiz ou jovem aprendiz está na idade: adolescentes entre 14 e 17 anos se enquadram no programa Menor Aprendiz, enquanto jovens de 18 a 24 anos podem participar do programa Jovem Aprendiz.

Ademar Silva Júnior, diretor-presidente da Funtrab, acredita que iniciativas como essa fazem a diferença na vida dos jovens e geram uma transformação social significativa. Ele destaca que a falta de experiência e qualificação são desafios enfrentados atualmente, e as empresas que participam dessas ações contribuem de forma decisiva para um futuro mais digno para o país, auxiliando as famílias e proporcionando aos jovens o acesso à educação, emprego e profissão, elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos negócios e da sociedade.

.