O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta sexta-feira (21) que os servidores estaduais terão a oportunidade de assistir aos jogos da seleção brasileira na 9ª edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, sediada pela Austrália e Nova Zelândia. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado e estabelece ponto facultativo nos dias em que a equipe feminina comandada pela renomada Marta entrar em campo.
O decreto do ponto facultativo é uma demonstração de igualdade de tratamento entre a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a competição masculina. O governador Eduardo Riedel destacou a importância de valorizar as mulheres que representam o país no torneio, assim como já foi feito anteriormente com a equipe masculina. Riedel ressaltou que é uma questão de justiça e equidade oferecer aos servidores estaduais a possibilidade de acompanhar os jogos da seleção canarinho feminina.
A seleção brasileira feminina será liderada pela lendária jogadora Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo pela FIFA. Sob o comando da técnica sueca Pia Sundhage, a equipe disputará a primeira fase do torneio com três jogos, sendo o primeiro contra o Panamá na próxima segunda-feira (24), seguido de confrontos contra a França no dia 29 de julho e a seleção jamaicana em 2 de agosto.
De acordo com o decreto, os servidores estaduais terão três horas de flexibilidade no início do expediente, a partir do horário de cada jogo da seleção. Por exemplo, nos dias em que as partidas começarem às 6h da manhã, o expediente terá início às 9 horas, e nos dias de jogos com início às 7h, o expediente terá início às 10 horas. A compensação das horas não trabalhadas deverá ser realizada até o final do ano. Vale ressaltar que a redução do expediente não se aplicará aos setores e serviços essenciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos, como hospitais.
Dessa forma, os servidores públicos do estado poderão torcer e apoiar a seleção brasileira feminina durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, mostrando apoio e reconhecimento às mulheres que representam o país nessa importante competição esportiva. O ponto facultativo visa incentivar o engajamento e a valorização do futebol feminino, que tem conquistado cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário esportivo mundial.