Setor financeiro lidera reclamações dos consumidores no primeiro semestre, aponta Procon/MS

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Os serviços financeiros se destacaram como o setor mais demandado pelos consumidores no primeiro semestre, representando mais de 35% das reclamações formalizadas através dos canais de atendimento do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). A instituição, vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), divulgou dados que revelam a insatisfação dos consumidores em relação a questões relacionadas a cartões, financiamentos, contratos de crédito, seguro e outros produtos financeiros.

De janeiro a junho, o Procon/MS registrou um total de 9.712 atendimentos, dos quais 3.441 (35,43%) estiveram relacionados a problemas no setor financeiro. Isso significa que aproximadamente 4 a cada 10 consumidores precisaram acionar seus direitos devido a cobranças indevidas, falhas contratuais ou problemas na oferta de produtos financeiros.

As reclamações envolvendo cartões de crédito, débito e de lojas foram as mais recorrentes no segmento financeiro, representando 38,21% do total de queixas, ou seja, 1.315 reclamações. Em segundo lugar, ficou o setor de telefonia, com 1.038 reclamações, seguido pelos serviços essenciais como água, energia elétrica e gás, com 689 reclamações.

Segundo Nilza Yamasaki, secretária-executiva do Procon/MS, é importante que os fornecedores sejam transparentes durante o processo de venda de produtos financeiros, esclarecendo todas as dúvidas do consumidor antes da formalização do contrato.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelaram que o cartão de crédito é a principal origem de endividamento para 70,1% dos campo-grandenses, seguido por carnês de cobrança (17,4%) e crédito pessoal (11%).

“O consumidor precisa ficar atento ao seu limite de renda, à necessidade do produto ou serviço, assim como às condições da oferta e às taxas aplicadas. Dessa forma, é possível evitar um superendividamento no futuro”, destaca Nilza. “Recomendamos também que os documentos referentes ao negócio firmado sejam preservados para embasar uma reclamação”.

Em casos em que os consumidores tenham dúvidas ou queiram denunciar estabelecimentos, o Procon/MS disponibiliza o Disque Denúncia 151 e um formulário de reclamação no site www.procon.ms.gov.br. Todas as ocorrências são avaliadas e fiscalizadas de acordo com a legislação vigente.

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