Mato Grosso do Sul, 6 de julho de 2023 – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a chegada de uma frente fria ao estado de Mato Grosso do Sul, que resultará em uma queda significativa nas temperaturas nas próximas semanas. A cidade de Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, pode registrar mínimas de até 6ºC, enquanto em Campo Grande a mínima prevista é de 8ºC.
Segundo o Inmet, a frente fria seguirá e atingirá o estado no dia 13, fazendo com que as temperaturas caiam já na madrugada seguinte. Além de Sete Quedas e Campo Grande, outras cidades também terão temperaturas baixas, como Ponta Porã, Dourados, Amambai, Paranhos, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí e Mundo Novo, com mínimas programadas de 7ºC. Em Bonito e Maracaju, a mínima será de 8ºC, enquanto Porto Murtinho, Três Lagoas e Aquidauana registrarão 9ºC. Em Corumbá e Paranaíba, as mínimas serão de 11ºC, e em Coxim, de 12ºC.
Nesta quinta-feira, o tempo seco prevaleceu em todo o estado, com máximas que podem chegar a 30ºC em Campo Grande, 28ºC em Ponta Porã, 29ºC em Dourados, Bonito e Três Lagoas, 32ºC em Corumbá e Porto Murtinho, e 33ºC em Coxim .
A previsão também indica a possibilidade de chuva na região sul do estado no domingo. Em Campo Grande, onde não chove desde 16 de junho, e na região pantaneira, há pancadas de chuva somente para a próxima quarta-feira.
É importante que a população esteja preparada para as baixas temperaturas e tome medidas de proteção, especialmente os grupos mais dependentes, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. É recomendado o uso de agasalhos adequados, a proteção das extremidades do corpo e aumento da ingestão de líquidos para manter a hidratação.