Governo do Estado promove obra de acesso ao Forte Coimbra, no coração do Pantanal

0

Campo Grande, 6 de julho de 2023 – O Governo do Estado está empenhado em promover a integração regional, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental por meio da realização da obra de acesso ao Forte Coimbra, localizada no coração do Pantanal, em Corumbá. Com um investimento total de R$ 33 milhões, os trabalhos já estão avançados, com aproximadamente 40% das atividades concluídas.

A obra consiste no revestimento primário e drenagem de 26,5 km da rodovia MS-454, que tem como objetivo conectar o entroncamento da BR-262, em Corumbá, ao famoso destaque militar do Forte Coimbra, às margens do Rio Paraguai. Desde dezembro do ano passado, as máquinas estão em ação, realizando uma série de tarefas, incluindo a limpeza da camada vegetal, terraplanagem, drenagem, obras de arte e implantação de cercas.

O principal propósito dessa empreitada é fortalecer o turismo na região, proporcionar maior segurança aos usuários da via e auxiliar no escoamento da produção local. No momento, os trabalhos concentram-se no “lote 1”, localizados no meio desse percurso. A etapa final, que chegará ao Forte Coimbra, encontra-se na fase de projeto e é uma das prioridades do Estado.

André Luiz Andreasi, engenheiro responsável pela obra, explicou: “Trata-se de uma obra de infraestrutura, que envolve terraplanagem, implantação de revestimento primário e drenagem. Já concluímos praticamente 40% do projeto. Ela fornecerá maior mobilidade para as pessoas que vivem na região, beneficiará os produtores rurais com o escoamento da produção local e possibilitará melhores condições de trânsito para todos”.

Ao longo do percurso da estrada, encontram-se diversas propriedades rurais, onde predominam as atividades pecuárias, características do Pantanal. Os trabalhos do Governo são realizados em harmonia com a logística da região, incluindo a subida da pista em quatro metros, considerando que durante o período de cheias, as águas alagam a região circundante. Em outras frentes, são realizadas compactação do aterro, umedecimento da pista e carga e descarga de material.

Edmundo Ferreira, que trabalha em uma fazenda próxima à estrada há um ano, destacou que a obra gerou grande benefício para a locomoção e para as condições da região. “Sou boliviano de Puerto Suarez e cheguei aqui em novembro, no Pantanal. Essa obra irá melhorar muito para quem precisa passar pela estrada diariamente. Quando chover, não é possível andar nem sair da fazenda”, relatou.

O governador Eduardo Riedel reforça constantemente que, no Mato Grosso do Sul, a preservação do meio ambiente e o potencial econômico caminham juntos, promovendo um desenvolvimento sustentável. “Essa é uma obra de acesso e integração, feita para atender a comunidade e o turismo. É um trabalho que respeita a natureza e desenvolve a região. O Governo do Estado tem pensado as cidades junto com as liderança locais para atender esse tipo de demanda”, destacou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística)”.

.