Na tarde desta terça-feira (27), um grupo de indígenas invadiu uma empresa de lajes localizada próxima a uma área onde um condomínio de luxo está sendo construído. Vale ressaltar que essa área já foi alvo de tentativa de ocupação em abril.
A empresa está situada na rodovia perimetral, que proporciona acesso às universidades e também à BR-163, em Dourados. Atualmente, equipes da Polícia Militar (PM), Grupo Especializado Tático em Motocicletas (Getam) e Força Tática interditaram a via.
Cerca de 10 policiais estão presentes no local após os indígenas terem retirado seis funcionários da empresa por volta das 13h30. Um dos funcionários, ao ser entrevistado pelo Jornal Midiamax, afirmou ter visto um indígena portando uma pistola.
Essa região abriga quatro empresas e também possui uma área em construção para um condomínio de luxo, localizado nos limites da reserva indígena da retomada Yvu Vera. De acordo com os trabalhadores, os indígenas teriam passado pelas empresas na segunda-feira (26), ameaçando-os e pedindo para que não retornassem ao local. Os indígenas também deixaram um documento formalizando o pedido.
Os funcionários decidiram retomar o trabalho nesta terça-feira e foram surpreendidos por um grupo de aproximadamente 30 a 40 indígenas. Parte deles invadiu a empresa e retirou os trabalhadores do local.
Após a invasão, os indígenas deixaram as dependências da empresa, mas ainda estão nas proximidades. Os empresários responsáveis pelos estabelecimentos irão até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência contra os indígenas.
Segundo o proprietário da empresa invadida, estima-se um prejuízo diário de R$ 15 mil devido aos atrasos nas entregas dos pedidos.