Balanço da PM mostra queda na criminalidade em Dourados

0

Um balanço divulgado pela Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (19), mostra que em 2015 houve queda na criminalidade no município de Dourados em relação aos homicídios e roubos, no entanto a quantidade de furtos aumentou consideradamente. Os dados foram divulgados durante o lançamento de obras que serão realizadas no 3º Batalhão de Polícia Militar da cidade.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, os furtos registrados na maioria são de veículos e muitas das vezes cometidos por menores, que por conta da legislação retornam a sociedade e cometem novos crimes.

“Infelizmente volto a falar da legislação, grande parte dos furtos cometidos são por menores, eles são apreendidos em pouco tempo retornam para a sociedade e voltam a cometer novamente crimes. Outro ponto que precisamos analisar é a questão de ocorrências de perturbação do sossego, nos finais de semana são muitas por conta de som alto e festas em residências, que acaba deslocando nossas equipes para isso, em vez de estar atendendo ocorrência como roubos, furtos, homicídios”, comentou Silva.

Em 2014 ao todo foram registrados 2.307 furto geral, em 2015 o número saltou para 2.410, foram 103 há mais que no ano anterior.

Já roubo geral em 2014, foram registrados 705, no ano passado 618. Em comércio a redução foi ainda maior, em 2014 ao todo 57, já em 2015 24; roubo de veículos foram 57 em 2014 contra 53 em 2015; nas residências o número reduziu de 31 em 2014 para 22 e em via urbana de 509 para 478.

Nos crimes de latrocínio somam dois em 2014 contra um em 2015, enquanto os homicídios foram registrados 73 em 2014 contra 61 em 2015; homicídio culposo de 38 em 2014 para 32 em 2015.

Na ocasião a PM também divulgou que irá lançar uma campanha de conscientização da população contra a perturbação do sossego, detalhes serão divulgados nos próximos dias.

Obra no batalhão

Nesta manhã foi realizado o lançamento de obras no 3º Batalhão da Polícia Militar, dentre reformas na fachada do prédio, será construído ainda um alojamento com capacidade para 30 homens e 10 mulheres. A obra que será feita aos fundos do batalhão, com previsão de início para o segundo semestre de 2016, é uma parceria do batalhão, Associação de Cabos e Soldados e promotoria.

Segundo o primeiro tenente Willian Scaramuzzi Teixeira, a construção do alojamento vem para auxiliar e também contribuir para o bem estar dos militares. O local também tem o âmbito um de formação polo de ampliar a formação de novos soldados.

“A intensão do alojamento é com a ambição de um polo de formação, que irá ajudar a comportar e abrigar durante os cursos de formação, que antes necessitávamos de alojamentos no Estádio Douradão ou em universidades da cidade”, comentou o tenente.

O valor estimado da obra do alojamento em R$ 60 mil, já da fachada do batalhão é de aproximadamente R$ 150 mil. Para auxiliar na arrecadação do montante para a obra, a ACS realizou a venda de rifas de dois aparelhos de televisores e ainda uma moto 0km. As cartelas foram divulgadas para a sociedade e também para comerciantes da cidade durante o ano de 2015. Nesta manhã os ganhadores compareceram ao batalhão para receber o prêmio.

Dourados News

.