A temperatura de 30ºC às 7h25min da manhã e a previsão é de que chegue a 39ºC durante o dia, determina que o dia será difícil. Essa combinação de calor e poluição do ar pode ser especialmente perigosa para a saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
É importante tomar medidas para se proteger, como:
- Evitar atividades físicas ao ar livre: O esforço físico em conjunto com o ar poluído e o calor pode sobrecarregar o sistema respiratório.
- Usar máscara: A máscara ajuda a filtrar as partículas de fumaça e fuligem, protegendo os pulmões.
- Manter-se hidratado: Beba bastante água para evitar desidratação, especialmente com o calor intenso.
- Manter as janelas fechadas: Evite que a fumaça entre em casa ou no ambiente de trabalho.
- Procurar um médico em caso de problemas respiratórios: Se sentir falta de ar, tosse ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico.
Lembre-se que Mato Grosso do Sul registrou ontem o dia mais quente do século, então é fundamental se cuidar nesse período de calor extremo e fumaça.
A previsão para Campo Grande hoje é de tempo encoberto pela fumaça, com o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) em 156, considerado “muito ruim”. Isso significa que a concentração de poluentes no ar é alta, o que pode causar problemas respiratórios, especialmente para pessoas com doenças preexistentes.
O sol está avermelhado e não faz sombra devido à fumaça dispersa no ar. A visibilidade está baixa e o horizonte está cinzento.
Chuva deve chegar
Chuva, que deve atingir Mato Grosso do Sul nesta quarta (9) e quinta-feira (10), promete aliviar calor, aumentar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e limpar a atmosfera. Com isso, as temperaturas irão cair de 39ºC para 30ºC em Campo Grande.