Relator do impeachment é braço direito de Cunha

0

Jovair Arantes (PTB-GO) foi escolhido para ser o relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o deputado tem sido um dos principais braços-direitos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Casa.

Ainda segundo a publicação, o parlamentar, líder da bancada do PTB, foi o responsável por patrocinar a troca de um deputado que votou contra o peemedebista. Arantes alega que o presidente da Casa, que é réu no processo do petrolão, tem condições de permanecer no cargo até que a Justiça dê uma palavra definitiva sobre o caso.

Ocupando uma cadeira há 20 anos na Câmara, o cirurgião-dentista pertenceu à bancada tucana durante o governo FHC (1995-2002). Quando Lula chegou ao poder, em 2003, mudou para o PTB e passou à base de apoio do PT, permanecendo na ala que manteve o apoio, mesmo com setores do partido que defendem o rompimento.

Ao jornal, Arantes nega que a proximidade com Cunha vá influenciar suas decisões: “Eu não quero entrar na discussão e botar aqui uma espécie de jogo de futebol, Dilma versus Cunha, não estou aqui para isso. Eu estou aqui para discutir, relatar, e, se possível, dentro da competência que Deus vai nos dar, fazer um relatório que possa ser importante para o Brasil.”

.