Policiamento de final de ano da Capital e do interior terá reforço de cerca de quatro mil policias militares

0

Durante todo o período de festas, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) empenhará cerca quatro mil policiais, incluindo o pessoal administrativo e os alunos dos cursos de cabos e sargentos, para reforçar a segurança da população de Campo Grande e do interior. O cronograma e a abrangência do recobrimento foram apresentados à população na manhã deste sábado (03), pelo Comando Geral da PM, em solenidade realizada na Praça Ary Coelho, com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Na Capital a estratégia é reforçar com mais 400 homens, o efetivo policial de todas as unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Atualmente, o CPM conta com 900 policiais que também atuarão na operação “Cidade Segura”, totalizando 1.300 policiais circulando pelas ruas da cidade. “Estamos aumentando o policiamento em Campo Grande e em alguns municípios do interior, onde temos um fluxo maior de pessoas neste período de festas, além disso, fortalecemos as nossas policias com a aquisição de novas viaturas, equipamentos e armamentos por meio do programa MS Mais Seguro, que está aplicando mais de R$ 96 milhões na aérea da segurança pública, desse valor a maior parte são recursos próprios”, enfatizou o governador Reinaldo Azambuja.

O incremento no policiamento está sendo possível devido a realização dos cursos de formação de cabos e sargentos que totalizam mais de 500 policiais que foram habilitados no concurso interno. “Temos ações concretas que mostram que independente da região onde se está, o compromisso do Governo do Estado é o mesmo, prova disso é que temos trabalhado incansavelmente para que o nosso efetivo tenha os melhores equipamentos, um exemplo é aquisição de mais de cinco mil coletes que já foram entregues”, pontuou o secretário José Carlos Barbosa.

Além da região central de Campo Grande, onde concentra-se o comércio da cidade, haverá esquema especial de policiamento durante a operação “Cidade Segura”, que abrange as principais ruas e avenidas, shoppings, centros comerciais e feiras livres. “A novidade desse ano é que os policiais permanecerão nas rondas uma hora após o fechamento do comércio, mesmo durante o horário de funcionamento especial, para garantir a segurança dos funcionários e comerciantes”, anunciou o comandante do CPM, Waldir Ribeiro Acosta.

Com início neste sábado, a campanha segue até o próximo dia 08 de janeiro, e tem como principal reduzir os índices criminais e aumentar a segurança e bem estar da população, com rondas ostensivas, ações educativas e preventivas de policiamento comunitário, que serão realizadas por equipes de bicicletas, motos, viaturas duas e quatro rodas e policiamento montado.

Interior

Além de Campo Grande, também realizarão a Operação Final de Ano o Comando de Policiamento de Área I, que abrange as cidades Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Fátima do Sul e Maracaju, que contará com um efetivo de mais de mil policiais.

O Comando de Policiamento de Área II, que abrange Três Lagoas, Coxim, Paranaíba e Chapadão do Sul, que terá o efetivo reforçado em mais 487 policiais e o Comando de Policiamento de Área III, que abrange Corumbá, Jardim, Aquidauana e Bonito, onde serão 501 policiais a mais na Operação Final de Ano da PM.

A solenidade de apresentação do policiamento de final de ano contou ainda com a presença dos secretários de Governo, Eduardo Riedel e de Administração, Carlos Alberto de Assis, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, de policiais civis e militares, além de representantes de entidades de classe.

Sejusp

.