Marinha resgata pescadores que ficaram mais de 5 horas perdidos no rio Paraguai

0

Dois pescadores amadores passaram mais de cinco horas perdidos no rio Paraguai, a 50 quilômetros do Porto Geral de Corumbá, após o barco em que estavam apresentar problemas no motor e se prender a um camalote no início da noite de sexta-feira, 27 de maio.

A dupla utilizou um telefone celular para fazer contato com a família, que solicitou ajuda na Capitania Fluvial do Pantanal. Os pescadores não sabiam informar o local exato em que estavam.

Mesmo assim, logo após o pedido de socorro, militares da Marinha do Brasil, subordinados ao Comando do 6º Distrito Naval, se deslocaram para o rio e conseguiram resgatar o professor Renner Fernando da Silva Cordova Júnior, 29 anos, de Corumbá, e Gabriel Garcia Lima, 34, de Campo Grande. A lancha da Capitania chegou ao Porto Geral trazendo os dois tripulantes resgatados e rebocando o barco deles, por volta das 03 horas deste sábado (28).

Gabriel, que veio passar o feriado de Corpus Christi, em Corumbá, agradeceu o trabalho dos militares. “A equipe da Marinha agiu com extrema eficiência. Não era possível enxergar nada no rio Paraguai, mas mesmo assim, eles conseguiram chegar até nós. Achei que passaríamos a noite toda lá. Estava muito frio.”

Para Renner é gratificante saber que a Marinha do Brasil possui este tipo de serviço aqui no Pantanal. “Tivemos um problema primeiro com o GPS, depois com o motor do barco. Estou contente por ter sido resgatado bem e em saber que os pescadores podem contar com um serviço de tão alto nível de eficiência e comprometimento.”

A Marinha alerta sobre a necessidade de cumprir rigorosamente as regras de segurança. Durante ventos fortes e tempestades, recomenda-se não sair com a embarcação ou atracá-la até o tempo normalizar. Qualquer situação de perigo, ligar para o telefone de emergência marítima 185 ou efetuar chamadas no canal 16, do rádio transceptor de VHF. O telefone da Capitania Fluvial do Pantanal é (67) 3231-6444. Com informações da Comunicação Social do Comando do 6º Distrito Naval.

Diário Corumbaense

.