Durante tempestade elétrica, Mato Grosso do Sul registra 17 mil raios em uma hora

0

Chuva forte, rajadas de ventos, tempestade de raios e enchentes foram registrados em várias cidades de Mato Grosso do Sul neste sábado (20), por consequência da formação de uma frente fria no sul que se aproxima vindo do sul do país. O estado teve pelo menos 17.070 raios em menos de uma hora durante uma tempestade elétrica entre as 15h e 16h (de MS), metade dos 34.409 raios registrados em todo o Brasil no período, segundo o meteorologista Natálio Abraão Filho.

A região sul do estado foi a mais afetada pela tempestade de raios. Segundo Natálio Abraão, a região centro-sul teve vários estragos e chegou a ter queda de granizo em Caarapó. Em Ponta Porã, a chuva foi de 75,2 milímetros e provocou enchentes e inundações desde o começo do dia. O aeroporto da cidade foi fechado por conta da visibilidade reduzida a 1.000 metros e ventos de 36 km/h.

Amambai registrou enchentes por conta da chuva de 48 milímetros durante a madrugada, ventos de até 59 km/h e raios. DOurados também teve enchentes, trovoadas e raios com ventos de 49 km/h no fim da tarde. Placas, árvores e galhos foram derrubados por conta dos ventos.

Na capital, os ventos chegaram a 83 km/h durante forte chuva e 6.226 raios. O aeroporo internacional precisou ser fechado e houve alagamentos. A temperatura local caiu de 28°C para 18,5°C. Queda de árvores e outros estragos foram registrados na cidade segundo o Corpo de Bombeiros.

Em Corumbá e Bodoquena a chuva provocou enchentes. Na cidade pantaneira, às 17h os ventos eram de 72 km/h e choveu apenas 8 milímetros, mas a temperatura caiu 7°C em poucos minutos. Em Bodoquena, os ventos foram fortes também e chegaram a 71 km/h, durante a chuva de 13,8 milímetros. A temperatura caiu de 33°C para 21°C.

Em Rio Brilhante foram registrados 32 milímetros de chuva, que provocou enchentes. A temperatura caiu 10°C.

Em Costa Rica, a chuva começou por volta das 12h (de MS), com ventos de 71 km/h, trovoadas e raios. A temperatura local caiu de 27°C para 19°C em menos de uma hora.

Em Itaquiraí, a chuva foi de 31 milíemtros e também houve enchentes com estragos para a cidade. Em Sete Quedas, choveu quase 32 milímetros, com trovoadas e raios.

No nordeste, em Paranaíba também choveu depois de mais de 30 dias de estiagem, mas a quantidade de chuva ficou perto dos 2 milímetros. Em São Gabriel do Oeste venta forte desde o começo da manhã, mas ainda não foi registrada chuva. A cidade está encoberta por névoa seca e muita poeira.

Previsão

A frente fria que se formou no sul do país se desloca para o centro e norte de Mato Grosso do Sul provocando mais pancadas de chuva no domingo (21), antes de seguir para o nordeste. No sul e sudoeste deve ocorrer névoa úmida pela manhã e a nebulosidade diminuiu por conta da massa de ar frio e seco que avança sobre o estado e derruba temperaturas.

A semana começa com sol entre poucas nuvens e com frio pela manhã de segunda-feira (22). As temperaturas sobem rápido durante o dia por conta do aquecimento solar, mas ainda pode ocorrer geada no sul do estado.

Do G1

.