Dilma Rousseff quer propor a volta da CPMF

0

Diante de um ano com previsão de forte recessão, a presidente Dilma Rousseff quer discutir com empresários e trabalhadores ideias para recuperar a economia e reequilibras as contas públicas.

Assessores afirmam que a presidente quer dialogar mais com todos os setores da sociedade e, por isso, decidiu reativar o Conselhão, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que se reuniu pela última vez em julho de 2014.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a reunião do Conselhão, marcada para a próxima quinta-feira (28), vai definir “estratégias para retomar o crescimento sem afetar o ajuste fiscal”.

No encontro, ela voltará a pedir apoio para aprovar a recriação da CPMF, classificada por ela como vital para garantir o cumprimento da meta de superavit primário de 2016 de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

Ao todo, a reunião contará com 90 membros, dentre eles: os empresários Abílio Diniz (BRF), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (AmBev), Benjamin Steinbruch (CSN), José Roberto Ermírio de Moraes (Votorantim), Josué Gomes da Silva (Coteminas) e Murilo Ferreira (Vale), além dos banqueiros Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e Roberto Setúbal (Itaú).

Os temas do encontro estão sendo definidos pelos ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento).

.