Batalhão de Choque da PM recebe doação de três caminhões Mercedes do Exército

0

O 19º Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (BPChq ) recebeu, nesta sexta-feira (28), durante a solenidade que marcou as comemorações do aniversário de 31 anos de fundação do Comando Militar do Oeste (CMO),em Campo Grande,  a doação de três caminhões Mercedes do Exército Brasileiro.

Na ocasião o comandante do CMO, general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, relatou que os caminhões foram totalmente reformados e caracterizados com as cores do Choque na seção de funilaria do CMO e tem capacidade para transportar 23 policiais. “Essa doação demonstra a parceria entre as tropas federais e os órgãos de segurança pública estaduais”, disse.

Para o governador Reinaldo Azambuja, essa doação irá complementar os investimentos que estão sendo feitos na reestruturação de todas instituições ligadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “Por meio do programa “MS Mais Seguro”, também estamos adquirindo para o Batalhão de Choque dois ônibus, e esses caminhões por serem traçados auxiliará no envio tropas para os lugares de difícil acesso do Estado”, pontuou o governador.

Segundo o secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o Choque é uma unidade especializada da PM no gerenciamento de multidões, que atua em ações de reintegração de posse, desobstrução de rodovias e locais com aglomeração de pessoas (eventos/presídios, quando acionados), de forma preventiva e repressiva, por isso esses veículos doados pelo Exército irão contribuir muito.  “Já está previsto a doação de mais três caminhões, que ainda terão que passar por revisão, e eles poderão ser encaminhados para auxiliar o trabalho realizado no interior do Estado”, anunciou o secretário.

O comandante do 19º BPChq, tenente-coronel Marcos Paulo Gimenez, falou que atualmente o batalhão não conta com nenhuma viatura desse tipo, e que esses caminhões são de extrema importância para realização das operações, principalmente aquelas em locais de difícil acesso. “Agora vamos ter possibilidade para chegar no foco da situação, para combater ocorrências como reintegração de posse, desobstrução de rodovias, entre outras”, enfatizou o comandante.

O Choque que tem sede na Capital, é formado por policiais que são escalados conforme a necessidade de atuação.

Notícias MS

.