Advogado é autuado em R$ 40 mil por degradar matas ciliares de córrego em fazenda

0

Um advogado de 42 foi autuado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul por degradar matas ciliares de um curso d’água (área de preservação permanente – APP) de fazenda que é dono e fica em Nioaque – a 165 quilômetros de Campo Grande. O flagrante ocorreu na terça-feira (29).

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Jardim recebeu as denúncias. A PMA verificou que o proprietário rural, residente em Sidrolândia, realizou o desvio e a obstrução de um curso d’água, prejudicando moradores vizinhos ao construir a abertura de uma valeta para a captação de água, ocasionando o assoreamento do leito do córrego e a degradação da mata ciliar.

Conforme a polícia, a atividade prejudicou o uso da água pelas pessoas a jusante, devido o barramento executado. Toda a atividade fora realizada sem nenhuma autorização ambiental.

Por esses motivos, as atividades foram interditadas e o infrator foi autuado administrativamente, recebendo multa de R$ 40 mil . Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um plano de recuperação da área degradada (Prade).

PMA.

.